top of page

HISTÓRICO - NERCI DE OLIVEIRA SANTOS

        A maior parte das Igrejas Presbiterianas existentes no Brasil hoje, mesmo as que são grandes Igrejas, tiveram o seu início, com uma Escola Dominical, provavelmente no domingo à tarde, com crianças. Nossa igreja não foi diferente, mas, exatamente assim. Vejamos parte de sua história inicial.

 

        Uma família, Sr. Jorge Alves de Melo e D. Ítala Fortunato Alves de Melo, e seus filhos, membros da Igreja Presbiteriana do Riachuelo, vieram residir em Jacarezinho, fixando-se à Rua Conselheiro da Paz, 6. Isso aconteceu lá pelos idos de 1945. Como bons Presbiterianos, e plantadores de Igrejas, logo abriu as portas de sua casa, para o funcionamento de um Ponto de Pregação, que seria administrado pela Igreja do Riachuelo e viria a ser futuramente, a Igreja Presbiteriana de Jacarezinho. O casal, principalmente D. Ítala e filhos, começaram o trabalho, com crianças no domingo à tarde.

 

        A Escola Dominical funcionava com duas classes, uma de crianças e outra de adultos. Uma das professoras chamava-se Diná, uma jovem da Igreja Presbiteriana do Riachuelo. O Pastor da I.P. Riachuelo, nesse tempo, era o Rev. Galdino Moreira, e a equipe que trabalhava no Jacarezinho, tinham como membros permanentes, o Presb. José Rosi e o Diác. Firmino Torraca. Este, de muito pouca leitura, porém, profundo conhecedor da Palavra de Deus. Em 1956, houve eleição para Pastor efetivo na I.P. de Maria da Graça, cujo resultado não agradou a um grupo de irmãos, que resolveram transferir-se para a Igreja do Riachuelo, e, como residiam em Jacarezinho e proximidades, passaram a freqüentar o trabalho já existente em nossa Igreja, que, com esse reforço, passou a ser forte, tornando-se rapidamente Congregação, e, pouco depois, em 1959, ano do Centenário da Igreja Presbiteriana do Brasil, passando a Igreja.

 

        O que tivemos oportunidade de ver nesse pequeno espaço confirma que, a Escola Dominical tem sido importante instrumento na plantação de Igrejas, porque, “A Escola Dominical, ensina, educa e evangeliza”

 

 

 

Nerci de Oliveira Santos

bottom of page