top of page

NOSSA IDENTIDADE

No passado, Deus ouviu o clamor do povo e decidiu livrá-lo da escravidão egípcia. Moisés foi separado e treinado para executar a missão. Quando apascentava o rebanho de Jetro, junto ao monte Horebe, Deus se manifestou a Moisés de dentro de uma sarça que ardia e não se consumia. A sarça referida em Êxodo 3, foi tomada como símbolo, como parte da nossa Identidade Visual. Identidade é o conjunto de caracteres que distinguem uma pessoa de outra. O nome nem sempre é suficiente para identificar uma pessoa. Existem os homônimos. Os órgãos de identificação fazem uso de outros referenciais, como filiação, data de nascimento, aspectos fisionômicos, impressões digitais. Exames mais rigorosos são feitos a partir das características da voz, sinais peculiares de ossos ou de arcada dentária, de DNA etc. Pessoas físicas e pessoas jurídicas possuem características próprias, exclusivas, que as distinguem das demais. São sinais ou marcas que só elas possuem. A identidade de uma igreja também resulta do efeito interativo de características próprias. Princípios, normas, doutrinas, código de ética, forma de governo, objetivos e metas criam uma certa identidade intrínseca. O conjunto dos fatores intrínsecos podem ser personalizados em símbolos gráficos visuais padronizados. Nossa Igreja Presbiteriana do Brasil adotou a “sarça ardente” como fator de Identidade Visual.

NOSSA VISÃO

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma comunidade de famílias cristãs; reformada e comprometida com a proclamação da Palavra de Deus, com a educação das gerações e com a transformação do ser humano e da sociedade.

VALORES E PRINCÍPIOS

Soberania de Deus; Supremacia da Bíblia Sagrada como única regra infalível de fé e prática; Confissão de Fé e Catecismos Maior e Breve como fiel exposição das Sagradas Escrituras; Solus Christus; Sola Scriptura; Sola Gratia; Sola Fides; Soli Deo Gloria; Sacerdócio Universal dos Cristãos; Manual Presbiteriano (Constituição da Igreja; Código de Disciplina; Princípios de Liturgia) e Manual do Culto Presbiteriano.

SARÇA - O CONCEITO

Temos um nome, Igreja Presbiteriana do Brasil, que se soma a um arbusto flamejante, concebido artisticamente em um conjunto visual gráfico. O nome define nossa identidade cristã, histórica e geográfica. O arbusto flamejante não é original em sua concepção, pois remonta à revelação de Deus a Moisés em Horebe (Êx 3). O texto não identifica o arbusto, era desnecessário. Ele não se consumia, fazendo a atenção ser focalizada na natureza do fogo que não era de origem terrena. Essa aparição era a do “Anjo do Senhor”, o mesmo que aparecera a Abraão (Gn 16.7-13); e no livro de Juízes em forma humana (caps. 6 e 13); ou conduziria o povo como uma coluna de nuvem de fogo (Êx 14.19 ou 13.21). Na revelação a Moisés nota-se que Deus trataria seu povo como tratou aquele insignificante arbusto: Ele o santificaria e o reconheceria como seu povo sem destruí-lo, considerando graciosamente sua fraqueza. Como fogo, Deus visita seu novo povo, derramando sobre ele seu Espírito Santo no Pentecostes (At 2), o mesmo Espírito que veio sobre Jesus como uma pomba, quando foi Ele manifesto ao mundo no seu batismo (Mt 3.16). O símbolo, com o nome e a figura, serve para nos dar uma Identidade Visual. Mas, acima de tudo, queremos ser identificados como o povo escolhido de Deus, ao qual a si mesmo se revelou e ao qual libertou da escravidão do pecado, deu-lhe seu Espírito e o santifica em sua caminhada.

bottom of page